Medalha de ouro para o Louvre

março 5, 2008 § 5 Comentários

Então o Louvre é o museu mais visitado do mundo, hein?

Bom, a gente já imaginava, se considerar que o Louvre é o museu mais famoso também. Se pedirem para pensar num museu fora do país, qual seria o primeiro nome que lhe viria à cabeça? Moma? National Gallery? Galeria degli Uffizi? Claro que não, principalmente para o público leigo.

Ora, a Monalisa está lá. A Vênus de Milo está lá. São os típicos exemplos do que as pessoas conhecem e querem ver. Mas claro que é mais que isso. Lá tem o suficiente para saciar aqueles que se contentam com um único dia de visita (e ver a Monalisa, a Vênus, etc.), para aqueles que conhecem um pouco mais e precisariam de dois dias e para aqueles que sabem que uma visita mais completa requer várias idas à França. O lugar é gigantesco!

Deu na Ilustrada hoje
Os dados a seguir são dessa matéria.

No ano passado, o Louvre recebeu 8,3 milhões de pessoas. Em segundo e terceiro lugar, o Centro Georges Pompidou também em Paris e o Tate Modern em Londres, respectivamente. A título de comparação, eles citam quanto a Pinacoteca teve de visitas em 2006: 430 mil. O MAM de São Paulo, 237 mil.

Os EUA são o país com maior número de museus (são 16). A Inglaterra, com 8, está em segundo.

Esse levantamento foi feito pelo jornal londrino Art Newspaper. Entre os 60 museus mais visitados do mundo, não consta nenhum da América Latina.

Aí eu me pergunto
Será que brasileiro não tem mesmo a cultura de frequentar museu?

Ou será que os nossos museus são inferiores em relação aos outros, no que oferecem a seus visitantes?

Uma coisa é fato: as pessoas não entendem nada sobre arte, e a gente sabe como se torna cansativo e entediante vendo algo que não entendemos – de um texto em árabe a um filme de cinema alternativo. Nada sobre teoria da arte, sobre história, sobre a vida dos artistas e suas conquistas, rupturas, experiências.

Só o que temos em comum com eles, entendidos (artistas, críticos e afins) são as sensações. Qualquer um sabe dizer se gosta ou não de uma obra de arte, se ela lhe causa boas ou más impressões, se acha as cores bonitas, se teria aquele quadro na parede da sala. E só.

Logo, visitar um museu sem entender nada se torna chato em pouco tempo.

Mais uma prova de que o ensino de arte no Brasil precisa de – muita – atenção.

Anúncios

Marcado:,

§ 5 Respostas para Medalha de ouro para o Louvre

  • Sígride disse:

    Então, concordo plenamente!!!!
    De repente voce cresce, e aqueles lugares que nossas professoras nos levavam se tornam lugares totalmente obsoletos….(se depender de muitos, rs, é claro!)
    Hoje em dia a sociedade tem muitas fachadas, e infelizmente essa é uma delas…o conhecimento é algo de grande valor, mas nínguem messa esforços para instigar as cabeças não pensantes…

  • Mari disse:

    Se as pessoas soubessem antes o que tem dentro do Pompidou, ninguem entrava.

  • Chris disse:

    Oi déia, passei só pra deixar um oi mesmo, já q faz tempo q a gente não se fala.
    Acho que sou muito sortudo, já visitei louvre, tate, moma, national gallery, pompidou, etc… embora todos seja sensacionais, o louvre é realmente imbativel, embora a mona-lisa seja uma josta, o resto do museu é impressionante, principalmente o teto da maioria das salas.
    bjao e se cuida.

  • Fabiano disse:

    Huummm….. huuuuuuuummmmmm… Mas afinal de contas, arte é prá entender?

    Eu ACHO que o problema é outro. Como pensar em arte se nem temos comida direito. Essa prá mim é a motivação prá não procurarem tanto esse tipo de programa.

  • andrearonqui disse:

    É…
    É fato que, se for diferenciar o que é essencial do que é necessário, comida vem em primeiro lugar. Mas o Brasil é um país muito grande. Tem gente que não tem nem comida, outros têm comida mas não estudam, outros estudam mas não têm casa própria e por aí vai, até chegar àqueles que têm tudo isso e muito mais.

    Mas é como todos os outros problemas. Não vamos pensar em nada mais até que se resolva o essencial? O que nós, que não temos poder político nem econômico, podemos fazer com relação à fome, à saúde, à moradia? Cada um faz o que pode e luta pela causa que lhe está ao alcance. A maioria não faz nada mesmo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Medalha de ouro para o Louvre no Arteando.

Meta

%d blogueiros gostam disto: