Laços do Olhar

maio 28, 2008 § 1 comentário

A exposição dedicada ao centenário da imigração japonesa não é apenas para os fãs da cultura nipônica, seus mangás e samurais e como começaram a pipocar na cultura moderna brasileira. Mais que isso, é um convite à reflexão sobre o quanto as duas culturas começaram a se interligar a partir da chegada do primeiro navio repleto de olhos puxados e mentes cheias de esperança de vida nova.

Algumas obras nos dão a sensação de serem 100% japonesas, importadas diretamente de uma decoração ou ritual sagrado exclusivo de lá, como a vestimenta no manequim, as pinturas eróticas em seda e xilogravuras como Guerreiro, de Marten De Vos.

Noutras, a mistura parece proposital, dando para quase enumerar o que é brasileiro e o que japonês (veja o estádio de futebol cujo público se compõe de imagens do imaginário e cultura oriental e ocidental).

Por fim, à primeira vista, algumas delas parecem exemplares típicos de arte brasileira, mas se olharmos por um instante mais, veremos que a imagem retratada (seja uma paisagem ou retrato) tem traços tipicamente orientais – O Homem Amarelo lembra muito (nos traços, cores, enquadramento) A Estudante, ambos de Anita Malfatti.

As variedade das peças também é rica e vai desde o século 19 aos dias atuais, passando pelas principais vertentes artísticas desse período. Impressionismo, artes conceituais, abstracionismos, grafites, ilustrações, poesia concreta, fotografia, escultura, cinema, moda, design. Tem mais.

Só não entendi o que uma obra cuja base está na interação com o espectador, O Bicho da Lygia Clark, estava fazendo imaculada e protegida sob os olhares dos seguranças.

Ainda assim. Três salões e um largo corredor de arte e cultura. Um século de intercâmbio cultural bem selecionado. Esteja você mais interessado na arte ou mais na cultura.

Laços do Olhar
Curadoria de Paulo Herkenhoff
Terça a domingo, das 11h às 20h. Até 10/8.
Instituto Tomie Ohtake
R. Coropés, 88, São Paulo. Tel.: (11) 2245-1900
Grátis

Anúncios

Marcado:, , , ,

§ Uma Resposta para Laços do Olhar

  • Sigride disse:

    Nossa!
    É impressionante observar como a cultura Oriental nos influência…na moda, na arte, etc. Estamos presenciando sua total ascensão….

    Me lembrei de um artista que estava entre as minhas pesquisas eternas na internet..e apesar de eu não conhecer o assunto como se deve(rs)… “Tái” O sR. Tikashi Furushima, que nos faz lembrar muito as pinceladas impressionistas!!
    http://www.nihonsite.com/gale/obra/index.cfm

    Abs
    Sígride.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Laços do Olhar no Arteando.

Meta

%d blogueiros gostam disto: